Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman

18:56

AI, AI, MIA...
4.0

SINOPSE: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 






"Eu estava conversando com Liz e ela disse que talvez voltar para sua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faço. Eu posso perder você dessa forma se eu não te perder hoje. Eu te deixo ir. Se você ficar."

Você com toda a certeza já ouviu falar de SE EU FICAR, principalmente depois que o trailer do filme explodiu na internet e como consequente, nos cinemas, fazendo com que uma gama de pessoas façam “ah eu preciso desse filme”.  Daí você se depara com o livro e fica literalmente louco e... ARGH.

O livro narra a estória de Mia, a doce e encantadora violoncelista, uma garota normal, apaixonada por música clássica, pela sua família, amigos, e claro, o Adam, seu namorado vocalista de uma banda de rock. Tudo parecia perfeito para Mia, quer dizer, claro que ela tinha alguns problemas, como por exemplo, mudar-se para Nova York em busca de seu sonho e deixar para trás o Adam.

Então em um belo dia de nevasca, os pais de Mia resolvem fazer um passeio com toda a família. Era o carpe diem. Eles fariam todas essas coisas divertidas que as pessoas fazem com o produto do meio, a neve! Mas, num dado momento o passeio é interrompido quando um caminhão atinge o carro da família.

(Silêncio, estou fazendo drama.) Incrivelmente a única coisa que a Mia ainda consegue ouvir é o radio em meio aos destroços. (Sonata de Bethoven tocando.)

Sendo assim Mia se dá conta do que aconteceu, ou pelo menos acha, por que seus pais e seu irmão estão mortos. Ela está morta, sim, por que seu corpo está jogado no gelo, no entanto por que ela ainda está ali?, assistindo tudo como se estivesse viva?

Ela assiste seu corpo ser levado ao hospital; assiste o drama de seus familiares e amigos; acompanha as cirurgias, as conversas médicas; acompanha e consegue sentir a dor de seu amado Adam. Agora, Mia precisa decidir se quer ou não ficar, embora ela não tenha nenhuma noção de como se decide querer ficar ou querer partir.
                                     
Eu gostei e não gostei de SE EU FICAR. É claro que começar o livro sabendo que a Cloe Moretz já é a grande dádiva do livro. Foi fácil se envolver no drama da Mia, como eu disse ela é uma garota normal como qualquer outra apenas com um pequeno desvio de percurso. Se envolver com os outros personagens também não foi uma coisa difícil e conforme o livro avança temos que aprender na raça a lidar com as perdas tanto quanto a Mia, a linda garota que assiste a vida passar por entre seus dedos e não poder fazer nada para mudar a situação. Mia é a coadjuvante da própria vida.

O livro é narrado em primeira pessoa, alternado presente e passado, nada que torne a leitura um porre, pelo contrario, essa técnica super funcionou em SE EU FICAR, coisa diferente em muitos outros livros (Lauren Oliver precisa aprender com Gayle Forman). Ainda assim não é um livro que me emocionou a ponto de me deixar com ressaca literária. Sei lá, o filme sim (só de assistir o trailer) já consegue mostrar para o que veio: emocionar e claro, ficar. A única coisa ruim do livro é que ele acaba no ápice da coisa. Puft!


Enfim, leiam o livro gente, super recomendo!


You Might Also Like

1 comentários

  1. Hey!

    AAAH comprei esse livro essa semana! Tô só finalizando minha leitura atual pra encarar. O trailer ficou sensacional mesmo, quero finalizar o livro antes de ir assistí-lo. Já é semana que vem né? Enfim, eu acho que eu vou me emocionar mesmo no livro, e muito. Sou manteiga, fazer o que...

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images