As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

15:41


SINOPSEAo mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


"Mas, principalmente, eu estava chorando, porque, de repente, tive consciência do fato de que eu estava de pé em um túnel, com o vento batendo no meu rosto. Não importava que eu visse a cidade. Nem mesmo que eu pensasse nisso. Porque eu estava de pé no túnel. E eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu me sentisse infinito."


Mais uma vez peço desculpas pelo desaparecimento, as provas finalmente acabaram, então posso me dedicar ao blog agora. 

A resenha da vez é AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL  Pra ser bem honesto eu não conhecia o livro até ver o trailer do filme e, literalmente, me apaixonar pela historia. Decidi ler mesmo que ganhasse um fim horrível, por que, sinceramente, aparenta ter um fim triste né?

A verdade é que adorei o livro, tanto o livro que resolvi pular todas as resenhas acumuladas que tenho de fazer só para mostrar para vocês um pouco dessa historia. 

O livro narra à vida de Charlie, ou quero dizer, o Charlie narra a sua vida através de cartas. Isso mesmo. Em vez de escrever um diário, Charlie escreve cartas por que elas sim conseguem transmitir de uma forma verdadeira o que sentimos. (Muito original isso – eu achei.) Nessas cartas ele nos presenteia, magicamente, sua vida ao lado dos seus novos amigos, os irmão Sam e Patrick. Para muitos isso pode parecer nada, para Charlie, ter dois amigos é algo completamente maravilho, uma vez que ele enfrenta vários problemas de se relacionar com pessoas, se bem que ele até tenta, mas na maioria das vezes as pessoas não dão condição né? 

Só que agora ele tem a Sam. A garota mais bonita que ele já viu e que desde que pôs os olhos nela, soube que estava apaixonado. Sam é tudo que um cara precisa, linda, brilhante e nada padrão, completamente espontânea, diz, faz e pensa o que quer. Um verdadeiro pássaro livre. Charlie também tem Patrick agora, o garoto também estranho; estranho aos olhos de uns e outros por ser homossexual e confesso que isso acaba que sendo um dos dramas do livro, mas não o drama central, pois Charlie tem um trauma que me fez desesperadamente querer terminar o livro. 

Juntos os três formam os brinquedos quebrados, aqueles que ninguém quer brincar por serem diferentes do restante. Por não ser um padrão. Juntos eles embarcam no mundo de drogas, sexo, rock rol... e o mundo de não ser compreendido.  

"A gente aceita o amor que acha que merece."


Por que Charlie é invisível? Por sempre se sentir a margem, Charlie sempre observa demais, sempre vê demais e sempre se questiona sobre tudo o que ver. Eu meio que sei bem como isso funciona e é por isso que me identifiquei/adorei a historia. Por que ele é invisível mesmo?²  Por que as pessoas pensam que, por ele ser estranho, calado demais, etc, então ele meio que não tem opinião própria, quando o que ele mais tem é opinião, questões, criticas, enfim. Ele é a pessoa que mais entende aqueles que o rodeiam. 

Por que?... "Ele é invisível. (...) Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende."

Não sei como, só sei que AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL me pegou de tal forma que é impossível descrever o que de verdade sentir enquanto o lia. Não é uma historia qualquer, tão pouco um clichê. Se eu pudesse daria esse livro para cada pessoa do planeta Terra, afinal é disso que o povo precisa. 

É um livro que precisa ser lido por pessoas que tenha mentes abertas e que entenda cada atitude feita e não feita pelos personagens. Para muitos tenho certeza que será um livro podre e que muitos pais nem se quer deixarão seus filhos lerem por medo de ser estimulados por alguma coisa ali escrita, mas para mim e para a maioria é um livro que serve mais como lição e aprendizado do que qualquer outra coisa. Estou nostálgico até agora (chorando). 

E a pergunta que fica: Quantas Sam existem nesse mundo só por que as pessoas não querem aceitar que é direito nosso pensar e fazer o que quer? Quantos Patrick existem pela falta de aceitação?, pelos preconceitos?, por não ser aquilo que se espera ser? Quantos Charlie existem nesse mundo afora?, incompreendido, calado, sentando no fundo de uma sala qualquer esperando ansiosamente por ser aceito em um grupo qualquer?, esperando só uma oportunidade de mostrar que ele também pode e tem direito a ser aceito ao invés de ser rotulado e colocado de lado?, quantos Charlie existem, vivendo seus próprios traumas, ansiando falar, dizer, gritar para o mundo? 

Quantos deles estão esperando só por você?, esperando só pelo seu empurrãozinho?  

Eu fui um Charlie, por isso compreendo e por isso queria/quero que as pessoas compreendam também.


You Might Also Like

5 comentários

  1. Eu comprei esse livro e vai chegar do submarino daqui 3 dias , estou muito ansioso ! Quero que chegue logo sua resenha ficou ótima :)

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO esse livro!
    Ele foi o melhor livro de 2012 para mim.

    Adorei sua resenha!!!
    bjus

    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa Matheus, a resenha me deixou com gostinho bom na boca, quero muito ler agora!

    ResponderExcluir
  4. A estória é realmente diferente e chama muito a atenção estou louca para ler o livro e assistir ao filme.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho que, praticamente, todos os meus amigos e conhecidos leram tal livro/viram o filme. Estou me sentindo um ser muito estranho por ainda não tê-lo feito kkkkkkk
    Adorei a resenha, Matheus! Vou ler em breve.

    Bjs,
    www.acervodemiss.blogspot.com

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images