Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

01:28


SINOPSE:

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.



"Esperança. Ele sabe agora que a esperança é uma criança abortada, concebida, mas nunca realizada. É o sonho que termina enquanto ainda estamos adormecidos."

Um Mundo Brilhante conta a historia de Ben Bailey é um professor de historia e barman durante a noite e ver a sua vida dá uma reviravolta quando encontra um rapaz índio caído na neve em frente à porta de sua casa e que mais tarde veio a falecer. Pela sinopse parece que será uma historia de suspense e não é – pelo menos eu não achei, mas quem disse que era?  

Voltando. Com um tempo Ben descobre que acabou se envolvendo demais com a morte do jovem navajo, e é ai que ele conhece Shandi – a irmã do falecido (risos) – e se “apaixona” por ela – volto a falar disso daqui a pouco.

Enquanto isso ele e Sara – sua noiva – entram em uma crise no relacionamento, ao mesmo tempo em que Ben obtém vários problemas na escola em que ensina por conta de seu aluno Joe Bello – quem nunca teve um colega de sala que acha que é o dono do mundo que atire a primeira pedra. Nesse tempo em que se passa, Ben banca o detetive depois de descobrir que o jovem navajo foi brutalmente assassinado e que ele precisa mais do que nunca saber quem e o que motivou o crime.

Então Ben entra em um certo tipo de luta contra o seu próprio eu. Primeiro: ele nem sabe mais se ama a Sara; segundo: está apaixonado pela Shandi de tal forma que nem ele consegue entender como tudo foi chegar aquele ponto e terceiro: Ben descobre que não dá mais para adiar coisas do passado que até então lhe assombrou – os famosos fantasmas do passado.

Pois bem, é um livro ótimo que trata sobre as escolhas, o amor, o ódio, crimes, racismo e acho que um pouco de política – superficialmente? – Como podem perceber, não é um livro qualquer, adorei a historia criada, o cenário, os personagens que por sua vez são tão bem criados que chegam a ser reais e não aquela coisa lúdica que estamos vendo o tempo todo na literatura.

Um Mundo Brilhante fala muito sobre escolhas. O quanto devemos nos sacrificar pelas pessoas? O quanto devemos fingir? Vale a pena viver com um alguém que você já não ama mais? O que é certo ou errado? Quem é você? O que você quer?

Ah sim, o tal se “apaixona”, bem, eu não achei o romance de Ben e Shandi assim tão envolvente e apaixonante não, se bem que acho que o foco do livro não era bem isso e sim o conflito com o eu.  E outra, pra mim – pelo menos pra mim – o assassinato não me saiu tão envolvente, talvez seja por que o “cara” tenha aparecido morto na historia e daí não fiquei com aquela coisa para descobrir quem matou ele.

Adorei a capa, tem tudo a ver com a história sem falar que dá uma alusão ao “temporal” na vida de Ben.  Confesso que quando terminei de ler o livro não gostei muito não, mas só depois que você para pra pensar é que entende: nem tudo na vida sai do jeito que queremos, ganhamos, mas também perdemos.

Leia Um Mundo Brilhante, tire suas conclusões, é um livro com uma escrita sensacional e o personagem é super cativante!


Agradeço a Novo Conceito por mais um livro tão bem feito – falo num todo – quanto este.

Adquira Um Mundo Brilhante na Saraiva ou Livraria Cultura.

Breve iremos sortear um exemplar aqui no blog.

Inté a próxima.  

You Might Also Like

11 comentários

  1. rs todo mundo ficou meio bravo no final do livro... rs Mas gostei bastante da sua resenha :)

    BJão e obrigada por passar no A Lua (e desculpe a demora em retribuir a visita) =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, acho que todo mundo desejaria o mesmo que eu desejei né Vicky? HAHAHAH

      Excluir
  2. Aposto, baseado na sua resenha, que esse é um livro e tanto...
    Apesar do assassinato e romance, segundo vc, não serem tão envolventes, o conflito com o eu interior deve nos fazer refletir sobre algumas coisas..

    Enfim.. Parabéns pelo texto
    uma opinião bem expressada, devo admitir.
    Aparece ;D
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, é bem isso ai e um pouco mais, mas também não é o melhor livro HAHAHA

      apareço sim, pode deixar ;P

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha Matheus! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vanessa, tenho certeza que vai adorar! '',]

      Excluir
  4. Desde que vi esse livro fiquei louca pra ler, principalmente pela capa!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, parabéns Matheus e a NV por mais um livro maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!, e é sim, de fato, um livro ótimo!

      Excluir
  6. Esse livro está aqui em casa esperando para ser lido, confesso que estava meio com o pé atrás com ele, não sei bem porquê, mas estou veundo um monte de resenhas positivas!
    Parece que me enganei mais uma vez :/
    Agora estou super curiosa para ler! kkk

    Beijos
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images