O preço de uma lição - Federico Devito | Gutti Mendonça

15:31


SINOPSE:

Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

"Eu sabia que Juliana me amava. Em detalhes pequenos que não precisavam ser ditos, eu sabia. "

Oi aliens, oi pessoas, oi mundo! ¬¬

Pois bem o livro da vez é O preço de uma lição, o qual eu fiquei completamente louco pra ler assim que o vi no skoob e confesso: descobri que não é tão legal assim. Pela sinopse eu esperava MUITO mais.

O livro começa contando como o quarteto 21 foi formado, ou seja, são quatro amigos que descobrem fazer aniversario no dia 21 – Paulinho, Claudia, Manu e o protagonista do livro que vai narrando seus relacionamentos vividos – acreditem, eu só fui me dá conta de que ele não tinha um nome quando já estava terminando de ler o livro (cabeça de vento).

Então, esse “cara” é daquele tipo de pessoas que se acham – desculpe, mas está nas entrelinhas –, ele é um patife vestido de príncipe, aparece na vida das garotas, faz um reboliço e desaparece, sem falar que toda a garota que surgia no livro se apaixonava por ele – daí-me paciência – e foi ai que eu comecei a perder o gosto da leitura. Nada de ruim acontecia com ele, só coisas boas, era como se ele tivesse uma auto-blindagem e a gente sabe que não é assim que funciona.

A historia em si – pra mim – só começa a engatar quando surge Juliana, a garota que ele se apaixona de verdade e que quer ficar com ela pra sempre, resumido, a metade da sua laranja. Só que tem um porém, ela tem 15 anos e ele 20... Eu realmente achei que isso seria a grande problemática, que daria muito pano pra manga, mas não deu, foi bem “rilex”. Todos os seus amigos acham que o romance não vai dá certo por que ele não era de se amarrar a ninguém, além do mais eles moram em cidades diferentes, mas o amor que ele sente por Juliana é tão grande que consegue fazer grandes obstáculos, pequenos trajetos – ou quase isso, quem ler ou leu vai entende o que to falando. O único grande ponto positivo do livro – pra mim – foi esse amor dele por Juliana, por que pelo resto eu não sei não hein?

Ah, e que diabos de tanta “Marcela”?, eu fiquei totalmente confuso e aparece muitos personagens, na maioria das vezes achei que os autores estavam enrolando demais pra chegar no fim e isso é totalmente chato, eu prefiro ler um livro de 100 paginas que não fique alongando coisas desnecessárias, do que um de 300, 400 ou 500 que abarrota as paginas de tanta coisa insignificante que dá vontade de saltar as paginas ou atirar o livro pra longe.

Eu poderia dizer um monte de coisa, que o livro é lindo, perfeito, tocante, etc, mas essas são as minhas reais conclusões e é nessas horas que eu me pergunto pra que serve de fato um blog literário. Eu poderia mentir, mas prefiro dizer a verdade por que não quero que vocês vá com tanta sede ao pote, assim como também não estou dizendo que o livro é ruim, pelo contrario, é bem elaborado, embora na maioria das vezes tenha diálogos tão infantis que só Jesus na causa – se vocês pudessem ver a última pagina do meu exemplar, tá cheio de coisas que escrevi ao longo da leitura.

A grande questão que fica: os autores viveram o que escreveram?, por que as vezes me parecia mais um relato de vida! – outrora tenha tanta coisa utópica que prefiro não comentar.

É isso, só não quero que vocês deixem de conferir o livro por conta do meu ponto de vista, pelo contrario, quero que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões, MUITAS pessoas adoraram o livro.

Quero agradecer a Novo Conceito pelos livros e pedir desculpas, sei lá... mas não são todos os livros que irão nos agradar né?, e breve estarei sorteando um exemplar aqui.

Adquira o livro na Saraiva ou Livraria Cultura!

Até a próxima!

You Might Also Like

5 comentários

  1. Como sempre digo, acredito que O Preço de Uma Lição foi uma aposta vendável da editora. E tudo por conta de um dos autores, o Federico Devito.
    confesso que só lerei por ter recebido como parceria.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Matheus!

    Então, foi interessante ler a resenha, que é do ponto de vista de um menino sobre um livro escrito por meninos.

    É chato quando esperamos demais do livro, não?

    Ainda não li, mas confesso que ele não tem prioridade na minha lista de leituras.

    Obrigada pela visita no blog! :D

    Beijos!
    Lygia
    Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  3. Expectativas demais quase sempre acabam frustrando a gente. Infelizmente é difícil não se empolgar quando se lê a sinopse de uma história com um bom argumento, pena que às vezes a maneira que o livro é escrito consiga "estragar" até uma boa ideia.
    Não conhecia o livro. Se tiver oportunidade, lerei, mas não é algo que eu vá correr atrás.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que essa foi uma aposta por causa dos autores. Simplesmente não consegui engolir, não deu. Mas é sempre bom dar uma lida para tirar nossas próprias conclusões.
    Beijos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho também que todo grande conto de fadas perde a graça sem um grande vilão, deveria ter mais drama ou um final um pouco mais trágico :T mas enfim, let's go \o\ participar da promo

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images